quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Libras, here I go!



    Estou começando com o pé direito e com muita vontade, para encarar mais este novo desafio que proponho a minha vida, aprender Libras para realizar um dos meus maiores sonhos dentro do Teatro: Apresentar para pessoas que possuem deficiência auditiva.
    Comecei com esta ideia, desde que eu tinha meus 8 anos de idade, na qual tive a oportunidade de ter um contato diário com crianças surdas e também com crianças que escutavam um pouco mas com certa limitação, todas da minha idade. Conheci elas através de trabalhos voluntários e até mesmo dentro de sala de aula.
    E a vontade se tornou maior na mesma medida em que cresceu minha paixão pelo teatro.Faço teatro desde os 6 anos de idade, e hoje, com mais maturidade, estudos mais aprofundados sobre os casos e já na faculdade, pretendo investir meu dinheiro em cursos que possam me levar além das minhas expectativas, quero ver até onde vão os meus limites... Quero participar desse desafio de aprender uma nova linguagem, para utilizar em minhas peças e até mesmo nos meus trabalhos voluntários futuros.
    O que me deu um empurrão maior para botar em prática esta vontade justamente nesse ano, foi uma das palestras na qual presenciei, que falava sobre Fotografia, e me deparei com um moço na qual tinha uma intérprete junto com ele, e simplesmente me apaixonei pelo carinho dos gestos na qual a moça fazia ao rapaz, para ele entender exatamente o que se falava na palestra.
    Ela não deixava escapar nenhum detalhe, até os mínimos comentários ela traduzia em sinais, e ele sempre com um grande sorriso no rosto - Até porque aquela palestra realmente foi muito boa e útil! 
    Enfim, após um certo momento, a moça tinha que ir embora pois teria um compromisso logo em seguida, e não acompanhou o moço até o fim da palestra para ajudá-lo na interpretação. Em seguida, os palestrantes ficaram meio sem graça e perguntaram a todos se tinha algum intérprete na platéia que poderia ajudar o rapaz, e dentre as 60 pessoas ali presente, ninguém sabia.
    E foi aí que comecei a me perguntar, do quanto somos injustos e egoístas, estávamos em 60, e não poderíamos ajudar apenas UMA pessoa? São 60 pessoas com idades, jeitos e estilos diferentes, porém todas escutam, todas tem alguma hora de lazer sobrando para ver bons programas de TV, escutar sua música favorita, ver um filme, ir ao teatro, conversar no telefone, skype ou o que for... E ele? Aquele único rapaz, sua maior vontade naquela hora era apenas entender uma palestra na qual ele tinha interesse em atuar, mas não podia mais, porque ele simplesmente não acompanhava o ritmo dos outros 60 que estavam ali naquela mesma sala como ele.
    
    Muitos me falam: "Mas você não pode salvar o mundo inteiro, nem resolver o problema de todas as pessoas". 
    Tudo bem,não posso mesmo, resolver o problema de todas as pessoas, mas com certeza de UMA, ou pelo menos algumas em minha vida eu com certeza posso ajudar.
    E tenho certeza que se as pessoas treinassem 30min do seu dia vendo alguns verbos/palavras em libras, ou pelo menos 3h semanais... Iria ajudar a fazer a diferença, e iríamos nos sentir melhores em poder ajudar outras pessoas a seguirem futuros brilhantes, simplesmente porque demos a oportunidade a elas de tentarem arriscar algum caminho com a nossa ajuda.

    E é por isso que me apaixonei por Libras, porque sim, eu quero fazer a diferença, por mínima de seja, quero poder dormir depois de um longo dia de trabalho, com o sorriso daquele jovem na minha cabeça, ao lembrar que ele sorria porque alguém lhe compreendia e o ajudava a seguir o seu sonho: O de ser fotógrafo. 

    E a partir de quinta-feira, começarei o meu curso com a melhor das intenções já vistas por mim, e postarei vídeos no youtube para ajudar a pessoas que tem grande vontade de aprender, porém não tem tempo ou não tem como se locomover para cursos fora de casa!
  
    Um grande beijo da sobrevivente do dia anterior.




Um comentário:

  1. Fazei o bem com generosidade e PIEDADE;
    e serás lembrada dignamente com SAUDADE.

    ResponderExcluir