sexta-feira, 11 de maio de 2012

Recomendação.literária.da.semana #2

    
                 Perdas e Ganhos - Lya Luft 


Lya Luft é uma mulher de seu tempo, e sobre ele dá seu testemunho em tudo o que escreve, especialmente neste livro. Uma mulher madura que já experimentou perdas e ganhos, mas mantém o otimismo, ama a vida, se diz um bicho de sua casa embora pouco doméstica, considera sua família o centro da vida, e a vida mais importante que a literatura. "O que escrevo nasce de meu próprio amadurecimento, um trajeto de altos e baixos, pontos luminosos e zonas de sombra. Nesse curso, entendi que a vida não tece apenas uma teia de perdas, mas nos proporciona uma sucessão de ganhos."
    Em Perdas & Ganhos, Lya retoma alguns dos temas desenvolvidos em O rio do meio, trazendo, mais uma vez, grande parte dos questionamentos que encontra nos muitos debates, grupos e seminários de que participa. Dessa forma, ela procura estabelecer um diálogo com seu leitor - como se conversasse ao pé do ouvido, sendo uma amiga íntima, disposta a escutar todos os segredos -, aproximando-o de suas inquietações e dúvidas, e, assim, fazendo-o repensar a sua própria trajetória. Acima de tudo, Lya espera trazer esperança com seu livro, pois acredita que "a felicidade é possível, que o amor é possível, que não existe só desencontro e traição, mas ternura, amizade, compaixão, ética e delicadeza", porém sempre lembrando que as pessoas são responsáveis e inocentes em relação ao que acontece com elas, sendo autoras de boa parte de suas escolhas e omissões.


Obs de Nanda: Realmente este livro está na lista dos meus favoritos, ele me fez repensar sobre muitas atitudes, e reformulou muitos pensamentos antigos na qual me fez deixar de lado certas lembranças para começar a enfrentar uma nova fase. Vale muito a pena ler, SUPER recomendo!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário