segunda-feira, 9 de julho de 2012

Tome um porre literário, e seja feliz!

Em plena manhã de segunda-feira, me deparo com o seguinte trecho: 


‎"As mulheres fazem coisas diferentes quando estão deprimidas. Algumas fumam, outras bebem, outras ligam para o terapeuta, algumas comem.E o que eu faço – o que sempre fiz – é sumir de tudo e de todos, mergulhando em um porre literário que pode durar vários dias". - J. Kaufman & K. Mack in Ler, Viver e Amar em Los Angeles

    E aí enfatizo: Sim, porre literário. É o que costumo fazer ultimamente, não necessariamente quando estou deprimida, apenas quando realmente quero tomar um porre, para me esquecer de algo, sem tomar conta das devidas consequências do álcool.Tomo logo um porre de livros, por que não?
    É uma forma básica de esquecer sem culpa, de engolir as mágoas, esquecer um pouco das preocupações, é investir em si mesma sem ficar com a culpa de que está fazendo aquilo forçadamente, botando sorrisos onde não tem. E o melhor de tudo, ao ler, não falamos bobagens - como quando estamos bêbados - não somos proibidos de dirigir, e muito menos irá fazer mal ao nosso pulmão,não gastaremos dinheiro para pessoas normais" - diga-se de passagem - nos escutarem e não iremos perder horas em academia para recuperar o peso só porque lemos ao invés de comermos quilos e quilos de chocolate para controlar a ansiedade.
                                                 LER.
                                          Apenas, L-E-R.
    Contemplar o silêncio em meio a multidão, sentir-se forte apenas com um certo excesso de folhas escritas em mãos, engolir o choro e achar a alegria escondida em meio a tanta letras escritas em páginas amareladas, é contemplar um novo mundo diante de seus olhos, é absorver conhecimento, ao invés de ficar aos cantos pensando no pior.
    Apenas sentir o gosto da vida, lendo. 
    Não tem coisa melhor, do que folhear certas páginas de autores desconhecidos - a você - e se deparar com frases mais milagrosas que remédios, ou melhor.... Quando você pega aquele autor preferido, sim, aquele mesmo que você lê como se estivesse lendo uma autoanálise que o próprio autor resolveu que você escrevesse no lugar dele, porém mudando apenas o nome do autor.
    Aquele escritor que detalha tua alma em versos, estrofes, palavras sutis e carinhosas, que nos podem aconselhar melhor que muita gente que nos conhece a anos, porém, nada sabe sobre nós.
                                    Ler.
Este sempre fora o meu segredo, seja contra ansiedade, tristeza,TPM, solidão, curiosidade, insegurança... Ou apenas quando quero passar o tempo, esperar alguém chegar, uma aula começar, relaxar antes de dormir, ou quando realmente quero estudar para meu ego se confortar dentro de mim.
    É, este é o amor literário que lhes falo. Um amor que segue sem dores físicas - a não ser que você passe horas na mesma posição lendo - mas aquele amor que dá um tapa na sua cara sutilmente quando na hora certa, vem te falar verdades, puxa tua orelha com cautela, com belas palavras e te diz do porquê o mundo está desse jeito.
    Quem lê, abrange um mundo inexplicável, um mundo que você só vai conseguir lidar, se houver acúmulo de palavras o suficiente, assuntos entendidos o suficiente.... para daí depois poder questioná-lo a altura, sem passar vergonha, ou sem ser rotulado como preconceituoso, e sim, como formador de opinião. Personalidade própria, eu diria.

    Enfim,cá estou eu, lendo "Doidas e Santas" de Martha Medeiros, rindo feito boba de meus próprios defeitos, da ansiedade das mulheres, e dos pequenas falhas das mulheres com seus maridos ao longo do dia, e da dura batalha de ser mãe.
    Eis um livro que recomendo, pois já me peguei sorrindo magicamente durante páginas lidas, sem explicação nenhuma, apenas, por ter me achado entrelinhas.
    Um ótimo remédio, para qualquer sentimento ou hora... É ter um livro em mãos.



    E é por isso que adoro Monteiro Lobato, pois eis que nos diz duas frases marcantes, que seria excelente relembrar neste texto:

"O verdadeiro analfabeto é aquele que aprendeu a ler e não lê."

 "um país se faz com homens e livros."


Acho que posso muito bem terminar este texto, com essas duas frases, sem mais nenhuma explicação.

Só uma dica: Leia e ache sua alma entre linhas literárias. <3


Grande beijo!


                                   Tumblr_ludifholm01r0tdmeo1_500_large

Um comentário:

  1. Os livros trazem trombetas MENSAGEIRAS;nos enchem
    de sabedoria e eloqüência em nossas BANDEIRAS.Livrando-nos da ignorância deste mal PROFUNDO; trazendo o encanto e o despertar de um novo MUNDO.

    ResponderExcluir